segunda-feira, 14 de março de 2011

Cânticos de Degraus?


No fantástico livros de Salmos das escrituras sagradas, encontra-se um bloco de cânticos de degraus (Subida), que vai do salmo de número 120 ao 134. Ao deparar-me com eles fui pesquisar e ver o que encontrava e o que isso significava? Achei as seguintes respostas:

1)As pessoas entoavam esses cânticos enquanto iam de suas casas para as festas populares que aconteciam em Jerusalém. Jesus mesmo vai para lá na Páscoa, e a cidade estava cheia de gente, conforme as narrativas dos evangelhos.

2)Há uma teoria segundo a qual Jerusalém, como cidade sagrada, era entendida pelo povo como “cidade alta”. Independentemente de onde você estivesse, sempre estaria subindo quando fosse para Jerusalém. Por isso, “cântico das subidas”.

3)Para outros autores, as subidas significavam os tons crescentes dos cânticos no bloco que, ao chegar ao 134, último salmo do bloco, ficariam mais agudos, sinalizando a alegria da chegada ao templo.

4)Há, ainda, uma interessante nota do Talmude (que é uma compilação de tratados dos rabinos, datado de 499 d.C., contendo leis e tradições judaicas, em sessenta e três tratados abordando temas legais, éticos e históricos). Segundo esta nota, os quinze cânticos das subidas corresponderiam aos quinze degraus do Templo.


FONTE:http://hideide.blogspot.com/2010/12/v-behaviorurldefaultvmlo.html

João Paulo Ribeiro.

Nenhum comentário: