sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Neemias Em Foco I (Contexto Histórico).


O livro começa na cidade de Susã* sede do governo persa da época,12 anos após a época de Esdras, responsável pela volta do cativeiro e pela reconstrução do templo com o numero aproximado de 50.000 pessoas libertas. Porém este povo estava por um grande problema os povos vizinhos os assolavam pois os muros ainda estavam derrubados sendo fácil a violação dos moradores de Jerusalém, é nesse clima de tensão que acontece a narração do livro de Neemias a preocupação com as constantes ameaças dos povos vizinhos o sofrimento de Neemias ao saber que o seu povo estava sendo assolado.
Neemias era copeiro do rei sua principal função era provar o vinho, pois se estivesse envenenado ou com algo que pudesse fazer mal a saúde do rei Neemias sofreria as conseqüências e não o rei cujo o nome era ARTAXEXES I**. Ou seja detinha um enorme prestigio com a corte onde foi capaz de conseguir um decreto que o autorizava a reconstruir os muros de Jerusalém.
Por fim é importante constar em nossas observações que a reconstrução dos muros duraram apenas 52 dias para serem terminadas demonstrando o grandioso empenho de Neemias para reedificar os muros abatidos.




*Susa (Biblical Hebrew: שושן‎ (Shushan); também Grego: Σουσα, transliterado comoSousa ; Latin Susa) era uma cidade antiga do Elamite, Persa e Parthian impérios deIrã, localizado aproximadamente 250 quilômetros (150 milhas) leste do Rio de Tigris. Hoj e localiza-se a sudeste do irão.


**Artaxerxes I Longímano foi um Rei da Pérsia. Ela era filho de Xerxes I, e foi sucedido por seu filho Xerxes II.

Após o assassinato de Xerxes I em 465 a.C. assumiu o trono persa Artaxerxes I que governaria até 424 a.C..




João Paulo Ribeiro de Holanda.

Nenhum comentário: